BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


Feudalismo
Figura I:


Aqui encontram-se todos os aspectos da sociedade medieval (de forma resumida), o que eram e como se viviam nos domínios senhoriais, os divertimentos na época.








Figura II:

Nessa imagem vemos os tipos de vestes (roupas) que as pessoas usavam na época feudal, os cavalheiros, os soldados, os camponeses, os religiosos, e etc.



Figura III:



Aqui vemos os camponeses pagando impostos para as pessoas da realeza que cobravam muitos impostos, e ate mesmo abusivo para os camponeses.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

AVALIAÇAO BIMESTRAL DE INGLES

1) Jane watched a film.
2) He carried a box.
3) They helped their father.
4) John and Amy swapped things.
5) I talked to Andrew.
6) Susan danced with Peter.
7) The boys tried basketball.
8) We planned a trip.
9) She washed her hair.
10) The car stopped at the traffic lights.

INGLES

1) He played handball. - He didn't play handball.
2) Susan waited in the kitchen. - Susan didn't wait in the kitchen.
3) I made the beds. - I didn't make the beds.
4) They cleaned the classroom. - They didn't clean the classroom.
5) She asked a lot of questions. - She didn't ask a lot of questions.
6) The friends got new computers. - The friends didn't get new computers.
7) I was in Sofia last weekend. - I was not in Sofia last weekend.
8) You built a house. - You didn't build a house.
9) Christian bought a new guitar. - Christian didn't buy a new guitar.
10) We went shopping. - We didn't go shopping.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os fundamentos do Handebol

São movimentos fundamentais do handebol que são executados segundo um determinado gesto técnico que é a forma "correta" de execução de um movimento específico, descrito biomecanicamente. Por exemplo: O gesto técnico do passe de ombro no handebol - é a execução desse tipo de passe com o menor desperdício de energia, com a maior rapidez e velocidade, portanto com maior eficácia.

A seguir descreveremos os diversos fundamentos do handebol.

Empunhadura - é a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A mesma deve ser segurada com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.

Observações: os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola, os dedos devem exercer uma certa força (pressão) na bola para que ela esteja bem segura. Sendo que a pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.

Recepção - Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas voltadas para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente também da recepção com uma das mãos. Então, apesar da literatura específica sobre o método parcial haver considerado esse uso habitual recente como um erro, a prática atual e sua eficiência em diversas situações têm nos dado os elementos necessários para indicarmos o ensino e treinamento da recepção com uma das mãos como um elemento necessário para o jogo de handebol. A recepção pode ser classificada em: alta, média e baixa dependendo da altura que a bola seja recepcionada.

Passes - São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas. Os tipos de passes podem ser classificados da seguinte maneira:

  • Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.

  • Passes em pronação: lateral e para trás.

  • Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal.

  • Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal.

  • Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.

  • Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória diagonal.

Regras

A bola

Terá que ser de couro, de cor única. A duração de cada tempo "neste caso são duas" é de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos. Uma equipe é composta de 6 jogadores de campo e um guarda-redes.

Manejo de bola

É Permitido: Lançar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos (menos os pés). Segurar a bola durante o máximo de 3 segundos mesmo se ela está no chão. Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão. Conduzir ou manejar a bola com os pés não é permitido.

Comportamento com o adversário

Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. É permitido tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos.

Área do gol

Somente o guarda redes pode permanecer na área de gol. O adversário que entra nessa área é punido com um remate livre. Os jogadores que invadirem as áreas de gol, depois de ter lançado a bola, estarao sujeitos a uma punição.

Lance lateral

O lance lateral é ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com um pé sobre a linha lateral da quadra e outro fora. Pode-se passar ou até mesmo fazer o gol, mas não pode passar para o goleiro.

Tiro de meta

O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, em último lugar, por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua área de gol.

Lance de escanteio

O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo. O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral.

Tiro Livre

É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no lance de sete metros; conduta antidesportiva.

Lance de 7m

Esse lance é ordenado com uma falta grave sobre o adversário.

Tiro de árbitro

O tiro de árbitro é marcado quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas do goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer razão, sem infração às regras.

Os árbitros

O jogo é dirigido por dois árbitros assistidos por um secretário e um cronometrista.

Handebol - Histórico

Atribui-se a invenção do handebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.

Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Handebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.

Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26 de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.

A primeira vez que o handebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 5 jogadores) e em 1976 o handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TRABALHO DE T.E.S.E

Definição de negócio
É algo onde você assume um compromisso que seja referente a alguma coisa que você queira,como por exemplo um sonho de dar aula,é o seu objetivo, vontade,dando informação sobre o que sabe,o que aprendeu e seu conhecimento.





  • Negócio:
Eu faço curso de informatica mas é só mais um tipo de complemento para meu curiculo por que eu quero mesmo é fazer faculdade de arte cenica, acho uma profissão muito boa e que eu me indetifico muito.

  • Filosofia do negocio:
Para mim concluir esse curso, preciso tirar notas boas, aprender a escutar os meus amigos que estão próximo de mim, dar opiniões,aprender a falar com público, ter controle sobre eu mesma, lutar pelos meus objetos, ser compreensiva.


  • Enfoque ou prioridade:
    Meu foco é estudar cada vez mais,tirar notas boas na escola, estar envolvido com os acontecimentos que envolvem as matérias ,atenção ao professor,tirar todas as minhas dúvidas, ser educada,respeitar o próximo, ter uma ótima assiduidade ,estar frequente nas aulas porque não quero perder o assunto,pois o assunto é complicado e extenso.


  • Postura:
Devo ter uma posturar de aluno da escola profissional,porque ela oferece oportunidades que outras escolas não oferece,por isso devo aproveitar o que é me oferecido,sendo diferencial porque estudo em uma escola profissionalizante, que se preocupa com o meu futuro e meu bem estar.


  • Estrategias – diretrises
Melhorar cada vez mais ,corigir o que eu errei , refazer a prova, tirar as dúvidas, expresar minhas opiniões, obter mais responsabilidade.

  • Alinhamento
Conferir meus horários, fazer todas as atividades,ter um bom comportamento,respeitar os meus colegas, comprir com o regulamento da escola e manter a escola limpa.

domingo, 22 de agosto de 2010

CIDADANIA.

O que é cidadania?

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.

"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."
Juarez Távora - Militar e político brasileiro.

Cidadania: Direito das Crianças.

Como surgiu a cidadania?

A idéia de cidadania surgiu na Idade Antiga, após a Roma conquistar a Grécia (séc. V d.C.), se expandindo para o resto da Europa. Apenas homens (de maior) e proprietários de terras (desde que não fossem estrangeiros), eram cidadãos. Diminuindo assim a idéia de cidadania, já que mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.

Na Idade Média (2ª era - séc. V até XV d.C.), surgiram na Europa, os feudos (ou fortalezas particulares). A idéia de cidadania se acaba, pois os proprietários dos feudos passaram a mandar em tudo, e os servos que habitavam os feudos não podiam participar de nada.

Após a Idade Média, terminaram-se as invasões Bárbaras, terminando-se também os feudos, entrando assim, em uma grande crise. Os feudos se decompõem, formando cidades e depois países (Os Estados Nacionais).

Entra a 3ª era (Idade Moderna - séc XV ao XVIII d.C). Os países formados após o desaparecimento dos feudos foram em conseqüência da união de dois grupos: o Rei e a Burguesia.

O Rei mandava em tudo e tinha um grande poder, graças aos impostos que recebia. Com todo esse dinheiro nas mãos, o rei construía exércitos cada vez mais fortes, além de dar apoio político à Burguesia.

Em conseqüência dessa união, a Burguesia ficava cada vez mais rica e era ela quem dava apoio econômico aos Reis (através dos impostos).

Com o tempo, o Rei começou a atrapalhar a Burguesia, pois ele usava o poder para "sacaneá-la". A Burguesia ficava cada vez mais rica e independente, vendo o Rei como um perigo e um obstáculo ao seu progresso. Para acabar com o Absolutismo (poder total do Rei), foram realizadas cinco grandes revoluções burguesas:

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

correntes filosoficas

PÉTALA XVII

AS CORRENTES FILOSÓFICAS

“ Uma filosofia profunda conduz o ser humano a Deus;

as superficiais, ao materialismo e ateísmo.”

Francis Bacon

Gravura antiga que representa o fim da carreira pública de Francisco Bacon, acusado injustamente de corrupção.

A partir daqui passou a dedicar-se à Filosofia e à Ciência, incluindo à Medicina, deixando à Humanidade ensinamentos plenos de luz rosacrucianos.

Entre as suas doutas concepções afirmou que devemos investigar as Sábias Leis da Natureza e trabalhar em sintonia com Elas; porque senão receberemos os efeitos nefastos, profundamente destruidores.

Eles aí estão!

Porque não escutamos as palavras iluminadas dos rosacruzes e de outros, verdadeiramente, sábios?

LXXVIII

René Descartes em pintura de Frans Hals [1]

Desde muito jovem a filosofia foi sempre uma das áreas a que mais nos dedicámos.

No fundo, e em nosso ver, ela abrange todos os domínios, desde a filosofia do direito, à da história, das ciências, das religiões, das artes e assim por diante: em resumo ela é, como se sabe, o amor à Sabedoria.

São tantas as correntes filosóficas, umas mais universais do que outras, que seria necessário uma enciclopédia para as analisar com profundidade.

Vamos procurar resumi-las.

De acordo com a nossa face da verdade a maior parte das filosofias são superficiais e algumas até têm contribuído para este materialismo cristalizador e escravizante em que assenta a actual civilização.

E embora as suas origens sejam remotas, elas tomam um grande impulso com Descartes! É verdade! Com o nosso amigo da “dúvida metódica” e ao mesmo tempo da célebre frase “ Cogito, ergo sum”, penso, logo existo".

Há cerca de dois anos tivemos uma conversa de duas horas com um amigo holandês, cartesiano e nós, comeniano, sobre vários aspectos da vida. Conhecêmo-lo um dia antes desse debate, devido ao mau tempo, em que o nosso amigo e a sua esposa, mais liberal, não puderam ir jogar o seu desporto favorito.

Ficámos ainda mais conscientes que Coménio tinha razão quando considerou a filosofia de Descartes “como a mais perniciosa”.

LXXIX

Capa de uma Revista, editada em 1992, no ano das comemorações dos 400 anos sobre o seu nascimento.

Oferta da Embaixada de Suiça em Portugal.

LXXX

Postal máximo, em que surge um selo emitido na então Checoslováquia, em 1970,

300 anos após a sua morte, e que tem a alusão à UNESCO.

O que mais me admirou é que este nosso amigo, economista de profissão, desconhece totalmente J. A. Coménio, pioneiro dos ideais da UNESCO- ver a acta da Assembleia Geral realizada em Nova Delhi- Índia – 1956, e da ONU- conhecido como o “Mentor das Nações”, o fundador da democratização humanista cristã da educação e que viveu os últimos anos na Holanda, onde nasceu para o santo e etéreo monte em Amesterdão, a 15-11-1670, estando os seus restos mortais numa igreja de Naarden. Ainda por cima, aqui existe um museu com o seu nome! Mas, o nosso amigo que considera Portugal como um país atrasado, não via a tranca! Num mundo tão materialista como é que os de tão profundo espiritualismo cristão como Coménio poderão ser compreendidos?

Aliás, no prólogo de Jean Piaget, no trabalho “Pages choisies”- Páginas escolhidas- sobre diversas obras de J. A. Coménio, edição da UNESCO, notámos que este pedagogo, embora elogiando vários aspectos da obra comeniana como o seu valor actual, todavia, e em nosso ver, comete um grave erro, ao desprezar as suas concepções metafísicas neoplatónicas, como a sua dinâmica unificadora das diversas áreas separatistas das ciências.

LXXXI

Francis Bacon

(Londres, 22 de Janeiro de 1561 — Londres, 9 de abril de 1626) [2]

Quando Piaget e não só defendem que Coménio recebeu influências de Francisco Bacon, não será de admirar, dado que ambos pertencem à mesma Escola de Iniciação. Nesta, a visão é panzoísta como a de S. Francisco de Assis e de muitos outros até Max Heindel, F.M. Rodrigues, em sintonia com a Unidade da Única Vida.

E aqui residem as grandes diferenças entre aquelas e as que encerram pontos de vista essencialmente analíticos, demasiado positivistas ou deterministas, ou pragmáticas, escolásticas, ou do materialismo dialéctico ou mecanicistas, ou ocasionais e ainda as deístas ou sobre os defensores do solipsismo, todas mais ou menos separatistas ou parciais e superficiais.

Apesar desta nossa opinião, temos o dever de, não só respeitar os diversos pontos de vista de cada pessoa defensora de qualquer corrente filosófica citada ou outra como o dever de os amarmos em obras.

Todavia, analisando as mensagens filosóficas profundas de Camões, Goethe Paracelso, Vítor Hugo, Coménio, S. F. de Assis, Sto. António, Andrea, Cervantes, Pessoa, de vários Compositores Iniciados desde Bach a Mozart, a Mahler e tantos outros, como Max Heindel, cuja obra é, em nosso ver, aquela que mais profundamente explica e desvenda os mistérios da vida e da morte, vemos que nelas há a união dos conhecimentos existentes nas ciências, nas artes e nas religiões.

Como são sete os caminhos mais curtos que conduzem à libertação, simbolizados na linha recta do caduceu, assim,” assaltamos os céus”, lembrando as mensagens de Cristo.

Se seguirmos devidamente um desses caminhos, eis que, a seu tempo, se desenvolverão capacidades ligadas aos sentidos supra-físicos, intuição e clarividência voluntária, como se fará a união com Javé o que permite falar todas as línguas, como sucedia com os apóstolos, com Saint-Germain, etc.

Na sua última vida, o Ego que ficou célebre pelas suas obras, de nome Beethoven, atingiu as 9 Iniciações Menores, as quais estão ligadas às suas 9 Sinfonias. No monumento em sua honra em Viena-Áustria, podemos ver, na base, as alegorias a essas 9 Sinfonias, e por meio dos símbolos, a correspondência a cada uma dessas Iniciações. Por isso, ele subiu ao lugar de Irmão Leigo, a caminho de Adepto.

Frontispício da Instauratio magna, Londres, 1620

Notas do editor da versão online:

[1] René Descartes (31 de Março de 1596, La Haye en Touraine, França — 11 de Fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia) Filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica. Em suas Meditações sobre a Primeira Filosofia explica a distinção entre “realidade formal” (actuality) e “realidade objetiva” (reality).


[2]
Lord Francis Bacon , nasceu em 1561 e a história registra sua morte em 1626.
Político, filósofo e ensaísta inglês, barão de Verulam , visconde de Saint Alban. É considerado como o fundador da ciência moderna. Destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna". Sua principal obra filosófica é o Novum Organum.Especula-se, no entanto, a probabilidade de que seu funeral foi fake.Deixando Inglaterra, ele teria vivido por muitos anos, sob outro nome, na Alemanha, onde serviu fielmente a Escola Rosacruz, a partir da promulgação de suas doutrinas as quais ele havia consagrado sua vida. Também especula-se que Lord Bacon foi filho ilegítimo da rainha Elizabeth com o Conde de Leicester.

Do mesmo autor veja também João Amós Coménio: O Cosmocrata Rosacruciano

LXXXII

Estátua em honra de Beethoven, em Viena, Áustria.

Foto de D.D.C. em 1995

Daí que ele captava os sons da Lira de Apolo com os seus “ouvidos” espirituais, subindo aos planos Superiores, na construção da sua bela 9º Sinfonia.

Assim, estes génios vão unindo as artes com as religiões e as ciências.

Todos somos chamados, cabe a cada qual escolher o caminho. No caso do da Escola de Pensamento Rosacruz, que é aquela que seguimos, respeitando os outros seis caminhos, sem espírito algum de a considerarmos superior, pois esta Escola indica, claramente, o rumo mais curto para unir o intelecto com o coração, a fim de construirmos uma Nova Terra e um Novo Céu.

E o que é que deseja Cristo? Um bom filósofo ou um bom Servidor? A resposta é clara: um bom Servidor.

Voltando ainda a Descartes, há quem o considere como rosacruciano. Todavia, sabemos que Coménio assumiu, publicamente, a sua filiação, quanto a Descartes ...São opiniões que não vamos julgar, mas se observarmos toda a filosofia cartesiana....

O que devemos é saber julgarmo-nos a nós mesmos, e, neste campo, Saint Exupery reconheceu que: “ É muito mais difícil julgar-se a si mesmo que julgar os outros; se conseguires julgar-te bem a ti mesmo és um sábio.”

PÉTALA XVII

AS CORRENTES FILOSÓFICAS

“ Uma filosofia profunda conduz o ser humano a Deus;

as superficiais, ao materialismo e ateísmo.”

Francis Bacon

Gravura antiga que representa o fim da carreira pública de Francisco Bacon, acusado injustamente de corrupção.

A partir daqui passou a dedicar-se à Filosofia e à Ciência, incluindo à Medicina, deixando à Humanidade ensinamentos plenos de luz rosacrucianos.

Entre as suas doutas concepções afirmou que devemos investigar as Sábias Leis da Natureza e trabalhar em sintonia com Elas; porque senão receberemos os efeitos nefastos, profundamente destruidores.

Eles aí estão!

Porque não escutamos as palavras iluminadas dos rosacruzes e de outros, verdadeiramente, sábios?

LXXVIII

René Descartes em pintura de Frans Hals [1]

Desde muito jovem a filosofia foi sempre uma das áreas a que mais nos dedicámos.

No fundo, e em nosso ver, ela abrange todos os domínios, desde a filosofia do direito, à da história, das ciências, das religiões, das artes e assim por diante: em resumo ela é, como se sabe, o amor à Sabedoria.

São tantas as correntes filosóficas, umas mais universais do que outras, que seria necessário uma enciclopédia para as analisar com profundidade.

Vamos procurar resumi-las.

De acordo com a nossa face da verdade a maior parte das filosofias são superficiais e algumas até têm contribuído para este materialismo cristalizador e escravizante em que assenta a actual civilização.

E embora as suas origens sejam remotas, elas tomam um grande impulso com Descartes! É verdade! Com o nosso amigo da “dúvida metódica” e ao mesmo tempo da célebre frase “ Cogito, ergo sum”, penso, logo existo".

Há cerca de dois anos tivemos uma conversa de duas horas com um amigo holandês, cartesiano e nós, comeniano, sobre vários aspectos da vida. Conhecêmo-lo um dia antes desse debate, devido ao mau tempo, em que o nosso amigo e a sua esposa, mais liberal, não puderam ir jogar o seu desporto favorito.

Ficámos ainda mais conscientes que Coménio tinha razão quando considerou a filosofia de Descartes “como a mais perniciosa”.

LXXIX

Capa de uma Revista, editada em 1992, no ano das comemorações dos 400 anos sobre o seu nascimento.

Oferta da Embaixada de Suiça em Portugal.

LXXX

Postal máximo, em que surge um selo emitido na então Checoslováquia, em 1970,

300 anos após a sua morte, e que tem a alusão à UNESCO.

O que mais me admirou é que este nosso amigo, economista de profissão, desconhece totalmente J. A. Coménio, pioneiro dos ideais da UNESCO- ver a acta da Assembleia Geral realizada em Nova Delhi- Índia – 1956, e da ONU- conhecido como o “Mentor das Nações”, o fundador da democratização humanista cristã da educação e que viveu os últimos anos na Holanda, onde nasceu para o santo e etéreo monte em Amesterdão, a 15-11-1670, estando os seus restos mortais numa igreja de Naarden. Ainda por cima, aqui existe um museu com o seu nome! Mas, o nosso amigo que considera Portugal como um país atrasado, não via a tranca! Num mundo tão materialista como é que os de tão profundo espiritualismo cristão como Coménio poderão ser compreendidos?

Aliás, no prólogo de Jean Piaget, no trabalho “Pages choisies”- Páginas escolhidas- sobre diversas obras de J. A. Coménio, edição da UNESCO, notámos que este pedagogo, embora elogiando vários aspectos da obra comeniana como o seu valor actual, todavia, e em nosso ver, comete um grave erro, ao desprezar as suas concepções metafísicas neoplatónicas, como a sua dinâmica unificadora das diversas áreas separatistas das ciências.

LXXXI

Francis Bacon

(Londres, 22 de Janeiro de 1561 — Londres, 9 de abril de 1626) [2]

Quando Piaget e não só defendem que Coménio recebeu influências de Francisco Bacon, não será de admirar, dado que ambos pertencem à mesma Escola de Iniciação. Nesta, a visão é panzoísta como a de S. Francisco de Assis e de muitos outros até Max Heindel, F.M. Rodrigues, em sintonia com a Unidade da Única Vida.

E aqui residem as grandes diferenças entre aquelas e as que encerram pontos de vista essencialmente analíticos, demasiado positivistas ou deterministas, ou pragmáticas, escolásticas, ou do materialismo dialéctico ou mecanicistas, ou ocasionais e ainda as deístas ou sobre os defensores do solipsismo, todas mais ou menos separatistas ou parciais e superficiais.

Apesar desta nossa opinião, temos o dever de, não só respeitar os diversos pontos de vista de cada pessoa defensora de qualquer corrente filosófica citada ou outra como o dever de os amarmos em obras.

Todavia, analisando as mensagens filosóficas profundas de Camões, Goethe Paracelso, Vítor Hugo, Coménio, S. F. de Assis, Sto. António, Andrea, Cervantes, Pessoa, de vários Compositores Iniciados desde Bach a Mozart, a Mahler e tantos outros, como Max Heindel, cuja obra é, em nosso ver, aquela que mais profundamente explica e desvenda os mistérios da vida e da morte, vemos que nelas há a união dos conhecimentos existentes nas ciências, nas artes e nas religiões.

Como são sete os caminhos mais curtos que conduzem à libertação, simbolizados na linha recta do caduceu, assim,” assaltamos os céus”, lembrando as mensagens de Cristo.

Se seguirmos devidamente um desses caminhos, eis que, a seu tempo, se desenvolverão capacidades ligadas aos sentidos supra-físicos, intuição e clarividência voluntária, como se fará a união com Javé o que permite falar todas as línguas, como sucedia com os apóstolos, com Saint-Germain, etc.

Na sua última vida, o Ego que ficou célebre pelas suas obras, de nome Beethoven, atingiu as 9 Iniciações Menores, as quais estão ligadas às suas 9 Sinfonias. No monumento em sua honra em Viena-Áustria, podemos ver, na base, as alegorias a essas 9 Sinfonias, e por meio dos símbolos, a correspondência a cada uma dessas Iniciações. Por isso, ele subiu ao lugar de Irmão Leigo, a caminho de Adepto.

Frontispício da Instauratio magna, Londres, 1620

Notas do editor da versão online:

[1] René Descartes (31 de Março de 1596, La Haye en Touraine, França — 11 de Fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia) Filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica. Em suas Meditações sobre a Primeira Filosofia explica a distinção entre “realidade formal” (actuality) e “realidade objetiva” (reality).


[2]
Lord Francis Bacon , nasceu em 1561 e a história registra sua morte em 1626.
Político, filósofo e ensaísta inglês, barão de Verulam , visconde de Saint Alban. É considerado como o fundador da ciência moderna. Destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna". Sua principal obra filosófica é o Novum Organum.Especula-se, no entanto, a probabilidade de que seu funeral foi fake.Deixando Inglaterra, ele teria vivido por muitos anos, sob outro nome, na Alemanha, onde serviu fielmente a Escola Rosacruz, a partir da promulgação de suas doutrinas as quais ele havia consagrado sua vida. Também especula-se que Lord Bacon foi filho ilegítimo da rainha Elizabeth com o Conde de Leicester.

Do mesmo autor veja também João Amós Coménio: O Cosmocrata Rosacruciano

LXXXII

Estátua em honra de Beethoven, em Viena, Áustria.

Foto de D.D.C. em 1995

Daí que ele captava os sons da Lira de Apolo com os seus “ouvidos” espirituais, subindo aos planos Superiores, na construção da sua bela 9º Sinfonia.

Assim, estes génios vão unindo as artes com as religiões e as ciências.

Todos somos chamados, cabe a cada qual escolher o caminho. No caso do da Escola de Pensamento Rosacruz, que é aquela que seguimos, respeitando os outros seis caminhos, sem espírito algum de a considerarmos superior, pois esta Escola indica, claramente, o rumo mais curto para unir o intelecto com o coração, a fim de construirmos uma Nova Terra e um Novo Céu.

E o que é que deseja Cristo? Um bom filósofo ou um bom Servidor? A resposta é clara: um bom Servidor.

Voltando ainda a Descartes, há quem o considere como rosacruciano. Todavia, sabemos que Coménio assumiu, publicamente, a sua filiação, quanto a Descartes ...São opiniões que não vamos julgar, mas se observarmos toda a filosofia cartesiana....

O que devemos é saber julgarmo-nos a nós mesmos, e, neste campo, Saint Exupery reconheceu que: “ É muito mais difícil julgar-se a si mesmo que julgar os outros; se conseguires julgar-te bem a ti mesmo és um sábio.”